Manchas Escuras na Pele, Como Prevenir e Tratar

As manchas escuras na pele, também conhecidas como hiperpigmentação, são uma preocupação estética comum por terem um impacto direto na qualidade de vida e autoestima de quem as tem.

Existem diversos tipos de manchas e é fundamental diferenciá-los antes de iniciar um tratamento para a sua eliminação. A maioria das manchas são de origem melânica, ou seja, são causadas por uma superprodução de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Dentro desta categoria, os principais tipos de manchas cutâneas são o melasma, lentigos solares ou senis, sardas e hiperpigmentações pós-inflamatórias.

 

TIPOS DE MANCHAS

1.Lentigos Solares

São as manchas típicas que aparecem no envelhecimento. São causadas pela exposição solar ao longo do tempo. São planas, escuras e arredondadas e aparecem em áreas frequentemente expostas ao sol, como o rosto, mãos e braços.

 

2.Sardas (Efélides)

São pequenas manchas planas que aparecem em pessoas de pele clara após exposição solar. São causadas pela predisposição genética e exposição ao sol.

 

3.Melasma

São manchas escuras, irregulares e simétricas que aparecem no rosto, especialmente na testa, bochechas e lábio superior. São causadas pela exposição ao sol, predisposição genética e hormonas (gravidez, contracetivos).

É o tipo de mancha mais difícil de tratar pela multiplicidade de causas e caráter “crónico”, tendo tendência a reaparecer.

 

4. Hiperpigmentação Pós inflamatória

Variam dependendo da natureza da lesão e podem ser mais ou menos escuras. Resultam de traumas físicos ou lesões como cortes, cicatrizes, lesões de acne.

Têm componente inflamatória e pioram com a exposição solar.

Com exceção das sardas, todas as outras manchas têm maior probabilidade de aparecer em peles mais escuras, devido a terem maior quantidade e atividade dos melanócitos e assim, maior produção de melanina.

 

PORQUE APARECEM MANCHAS ESCURAS NA PELE?

A hiperpigmentação é um mecanismo natural da pele contra a radiação UV.

A radiação solar é a principal causa do aparecimento das manchas, uma vez que os melanócitos, as células especializadas na produção da melanina (pigmento de coloração castanha responsável pela cor da pele) produzem essa proteína que tem a função de proteger o DNA contra os danos causados pelos raios solares, sendo por isso que a sua quantidade aumenta com a exposição solar, resultando no bronzeado.

A melanina é produzida pela ação da enzima tirosinase, pelo que a maioria dos despigmentantes atua por inibição dessa enzima.

A quantidade de melanócitos é igual em todos os fotótipos, mas a quantidade de melanossomas e o tipo de melanina (eumelanina e feomelanina) e quantidade produzida, dependem de fatores genéticos, o que explica as diferentes colorações de pele.

Existem distúrbios que podem afetar os melanócitos, gerando doenças como melasma, vitiligo, melanoma, por isso, é fundamental ter um diagnóstico médico para identificar a mancha e decidir o tipo de tratamento, uma vez que apenas as manchas melânicas se podem tratar com métodos despigmentantes.

 Existem outros fatores, para além da radiação solar que podem levar ao aparecimento de manchas castanhas.

  • Envelhecimento cutâneo: é frequente depois dos 40 anos, graças ao stress oxidativo e às alterações no metabolismo da pele e dos melanócitos podem ocorrer perturbações na produção e distribuição da melanina.
  • Processos Inflamatórios: processos inflamatórios como acne, queimaduras ou tratamentos estéticos como o laser ou esfoliação química, podem pigmentar a pele, originando HPI (hiperpigmentações pós-inflamatórias).
  • Fatores Genéticos: podem contribuir para uma predisposição a desenvolver anomalias na pigmentação da pele, como é o caso das sardas ou efélides, que ocorrem mais frequentemente em pessoas de pele mais clara e ruivas.
  • Fatores Hormonais: as oscilações hormonais, nas hormonas sexuais femininas (estrogénio e progesterona), estimulam a superprodução de melanina aquando da exposição solar e podem originar o melasma. Isto pode ocorrer com as pílulas anticoncecionais e na gravidez.
  • Medicação Fotossensibilizante: alguns fármacos como ibuprofeno, anticoncecionais, anti-histamínicos podem provocar fotossensibilidade e causar o aparecimento de manchas.
  • Exposição a Agentes Químicos: certos produtos como perfumes e óleos podem provocar fototoxicidade e originar hiperpigmentações.

 

COMO PREVENR O APARECIMENTO DAS MANCHAS?

 A prevenção é o passo mais importante para evitar o aparecimento das manchas, e, por isso, existem algumas medidas que pode adotar para se proteger do sol, evitar irritações e inflamações, e manter a pele saudável. Deixamos aqui algumas dicas importantes:

1.Use Protetor Solar: aplique um protetor solar de largo espetro com FPS elevado ou muito elevado (no mínimo SPSF30) todos os dias, mesmo se estiver nublado. Reaplique frequentemente.

Existem inúmeras opções para reaplicação do protetor, como é o caso dos pós, os sticks e compactos com SPF e que podem ser aplicados facilmente em qualquer local, mesmo por cima da maquilhagem.

 

2.Aplique um sérum ou creme de vitamina C, ácido ferúlico, vitamina E ou outros antioxidantes antes do protetor solar para ajudar a prevenir danos oxidativos e manchas e a potenciar o efeito protetor deste.

 

3.Use Roupa de Proteção Solar: use mangas compridas, chapéu de abas largas e óculos de sol para se proteger das radiações.

4.Evite a Exposição Solar Excessiva: Evite a exposição solar durante as horas de pico solar (geralmente entre as 10 e as 16h). Esteja à sombra sempre que possível.

5.Não Esprema Borbulhas ou Lesões Cutâneas: espremer espinhas ou lesões na pele pode levar a inflamação e ao escurecimento das manchas.

6.Evite Produtos Abrasivos: os cosméticos esfoliantes muito agressivos podem irritar a apele e agravar as manchas. Use esfoliantes suaves com moderação.

7.Evite Solários e Fotodepilação: os solários e o calor da fotodepilação podem agravar as manchas existentes.

8.Hidrate a Pele: manter a pele hidratada ajuda a prevenir descamação, irritações e manchas.

9.Consulte um Dermatologista: se tem manchas ou predisposição para as ter, consulte um dermatologista e siga as suas orientações rigorosamente.

 

 

O QUE POSSO FAZER PARA ELIMINAR OU MELHORAR O ASPECTO DAS MANCHAS?

Podem ser utilizados vários ativos despigmentantes e clareadores em cosméticos como séruns e cremes. Estes têm de ser usados por períodos prolongados, normalmente entre 4 a 6 semanas. A consistência na aplicação dos produtos e o uso diário de protetor solar diariamente é fundamental para obter resultados satisfatórios e duradouros.

Como o pigmento já se encontra instalado na pele, a sua eliminação também depende da renovação da mesma.

É habitual as formulações incluírem vários tipos de ativos com diferentes mecanismos de ação e com efeito sinérgico entre si, uma vez que muitos deles não têm grande eficácia quando usados individualmente.

Os ativos usados nas manchas pertencem a várias famílias:

  • Esfoliantes Químicos: ajudam a remover as células à superfície da pele e aceleram a renovação celular para eliminar mais rapidamente o pigmento. Geralmente são usados à noite. São exemplos os alfas hidroxiácidos (ácido glicólico, málico e láctico), polihidroxiácidos, retinol e retinóides, ácido salicílico.
  • Inibidores da Produção da Melanina: impedem ou diminuem a produção da melanina. Atuam normalmente por inibição da tirosinase. São exemplos o resorcinol, tiamidol, ácido tranexâmico, arbutina, ácido Kójico.
  • Outros: existem ainda outros ativos com diversos mecanismos, como por exemplo, impedir o “espalhamento” do pigmento ou ação anti-inflamatória como é o caso da niacinamida e do ácido azelaico.

 

De seguida deixamos os ativos mais comuns e as suas ações:

1.Hidroquinona

É um dos agentes despigmentantes mais eficazes. Ele inibe a atividade da tirosinase, a enzima envolvida na produção da melanina, reduzindo assim a quantidade de pigmento produzido pela pele. É um medicamente, tendo de ser prescrita por um médico.

2.Resorcinol e Tiamidol

Inibem a ação da tirosinase e consequentemente a produção da melanina.

3.Ácido Kójico

Derivado do arroz fermentado, inibe a tirosinase e a produção da melanina.

4.Ácido Ascórbico (vitamina C)

Tem efeito antioxidante e ajuda a inibir a produção da melanina e a aumentar a eficácia do protetor solar, além de iluminar e uniformizar o tom da pele.

5.Alfa Hidroxiácidos (AHA)

Esfoliam a camada superior da pele, removendo células mortas e promovendo a renovação celular.

6.Ácido Salicílico

Ajuda na esfoliação da pele, com efeitos benéficos nas manchas superficiais e acne.

7.Retinol e Retinóides

Estimulam a renovação celular, promovendo a regeneração da pele e ajudando a diminuir a aparência das manchas escuras e hiperpigmentação.

8.Niacinamida (vitamina B3)

Inibe a transferência da melanina para as células da pele, ajudando a reduzir a pigmentação irregular e tem ainda algum efeito anti-inflamatório.

10.Ácido Tranexâmico

Inibe a inflamação da pele e diminui a produção da melanina, sendo útil particularmente nas manchas escuras pós-inflamatórias.

11.Ácido Azelaico

Atua inibindo a tirosinase e reduzindo a inflamação, sendo útil no tratamento de manchas causadas por acne.

A escolha certa do melhor cosmético para as manchas depende de vários fatores, como o tipo de mancha (melasma, lentigo), a sua localização, (rosto, virilhas, axilas, mãos) e o tipo de pele (mais ou menos claras, mais ou menos sensíveis, secas, normais ou oleosas). Pode sempre recorrer a um profissional para a ajudar a escolher as melhores soluções para o seu caso em particular.

Deve ainda adotar rotinas simples para evitar por exemplo o esfarelamento do protetor solar, o que levaria à desproteção da zona.

Lembre-se que os casos mais graves de manchas podem requerer procedimentos mais agressivos como peelings químicos, microagulhamento ou laser e devem ser realizados por um dermatologista ou por um profissional de medicina estética.

As manchas escuras podem ser eliminadas ou corrigidas, mas, nunca se esqueça que a prevenção, especialmente através da proteção solar, desempenha o papel principal para ter uma pele saudável e uniforme.

Consulte um profissional de saúde para ter acesso aos cuidados mais personalizados e manter uma pele radiosa, brilhante e uniforme, SEM MANCHAS!

 

Voltar para o blogue