Lubrificantes íntimos: Verdades e Mitos

Sabia que o lubrificante é um must have na hora do sexo e aumenta muito o prazer?

Os lubrificantes íntimos têm deixado, nos últimos tempos de estar associados apenas à menopausa e ao sexo anal, e, têm vindo a tornar-se imprescindíveis para muitos indivíduos e casais.

Servem para diminuir a secura vaginal, facilitar a penetração, ou, simplesmente adicionar uma nova dimensão ao prazer com novas sensações olfativas e térmicas.

Oferecem uma ampla gama de benefícios pela diminuição do atrito e aumento da lubrificação, podendo ser usados com ou sem preservativo, com brinquedos sexuais, para prolongar a duração da relação...

Vamos explorar os diferentes tipos disponíveis, as suas aplicações, benefícios e dicas para saber escolher o lubrificante certo para si.

 

Mitos relacionados Com os Lubrificantes

Mito1

São para sexo anal e mulheres na menopausa- é falso, qualquer pessoa pode beneficiar com a sua utilização, quer seja para diminuir a fricção, quer para aumentar o prazer e adicionar novas sensações.

Mito 2

Usa quem não está suficientemente excitado- é falso, a lubrificação insuficiente não é sinónimo de falta de desejo, mas pode estar apenas relacionada com fatores hormonais, stress, uso de medicação.

Mito 3

Quanto mais lubrificado melhor- é falso, deve usar-se uma quantidade suficiente e adequada e, reaplicar se necessário. Tornar tudo demasiado escorregadio pode não ser a melhor opção.

Mito 4

Posso usar um qualquer- a resposta certa: é depende da situação. Os lubrificantes à base de água são compatíveis com preservativos de látex e brinquedos de silicone.

Os lubrificantes à base de silicone, mais sedosos e de maior duração, são ideais para mucosas que não lubrificam naturalmente como o ânus e para relações sexuais mais longas.

Mito 5

A saliva pode ser usada como lubrificante- é falso, a saliva não lubrifica nem diminui o atrito, não devendo ser usada para esse fim.

 

Benefícios do Uso de Lubrificantes

Aumento da Lubrificação

No caso de falta de lubrificação natural, sexo anal, masturbação.

Retardar a Ejaculação

Não é um tratamento para a ejaculação precoce, mas, pode tornar o atrito menos intenso, diminuir a hipersensibilidade da glande e diminuir a excitação, atrasando a ejeculação.

Lubrificar o Preservativo

Pode der útil quando aplicado na parte exterior do preservativo, para aumentar o conforto dos dois parceiros, já que, quando se usa preservativo o atrito aumenta e esta lubrificação extra é bem-vinda. Pode ainda ser aplicado no interior do preservativo para diminuir o desconforto do homem, mas, neste caso apenas uma gota para não haver o risco de se soltar durante a relação.

Após a Gravidez

Como depois da gravidez a mulher fica frequentemente com maior secura vaginal, pode ser útil a utilização de lubrificante.

Menopausa

Com o aumento da secura vaginal, o uso de lubrificantes é particularmente útil, ajudando a não sentir dor ou desconforto.

Estimulação e Aumento do Prazer

Os lubrificantes também podem usar-se para fins eróticos, potenciando a estimulação e fantasia. Existem com efeito quente, frio, com aromas e podem aumentar a líbido e facilitar o orgasmo.

 

Que Lubrificante Escolher

Existem fundamentalmente dois tipos de lubrificantes, à base de água e à base de silicones.

Os lubrificantes à base de água são os de utilização mais ampla porque podem ser usados com preservativos de látex e com brinquedos de silicone. Imitam a sensação natural da vagina, sendo habitualmente bem tolerados e não causando irritação.  Não deixam sensação “colante” nem mancham os tecidos. A desvantagem é serem absorvidos mais rapidamente, sendo necessário reaplicar mais frequentemente.

Os lubrificantes à base de silicone têm um toque mais aveludado e maior duração de ação, sendo os mais indicados para mucosas que não lubrificam naturalmente como o ânus, ou para relações mais prolongadas. Não devem ser usados com brinquedos de silicone (podem usar-se com os de metal, vidro, plástico).

São à prova de água, podendo ser usados no chuveiro. Não são absorvidos tão rapidamente e o seu efeito mantém-se durante mais tempo. Podem causar alergia ou irritação e manchar a roupa.

Os Lubrificantes à Base de Óleos, não são seguros para usar com preservativos pois podem romper. Apenas são removidos com água e sabão. São particularmente úteis para utilização em massagens ou masturbação.

A vaselina e outra óleos não devem ser usados como lubrificantes por não serem especificamente formulados para esse fim e por apresentarem um risco aumentado de rompimento do preservativo.

Escolha o que for mais adequado para as suas circunstâncias e, aquele cujo cheiro, textura e “efeitos especiais” na utilização lhe proporcionar mais prazer!

Voltar para o blogue